Estudando em Malta por quatro semanas // Studying in Malta for four weeks

Como eu disse no texto anterior, passei 4 semanas estudando inglês no Institute of English Language Studies (IELS) na cidade de Sliema. A experiência de estudar em outro país em uma escola que reúne alunos de várias partes do mundo foi muito boa.
Funciona assim no IELS: toda segunda-feira há a recepção de alunos novos e as provas de nivelamento. Eles apresentam a escola, falam da carteira de estudante, sobre os passeios etc. Depois pedem que façamos um teste de múltipla escolha o qual engloba vocabulário e compreensão textual, mais uma pequena redação. Quem termina o teste, vai para a fila da entrevista com um(a) professor(a). Esse(a) professor(a) avalia o teste, a redação e a conversação. Ele(a) já indica o nível que você irá estudar – básico, intermediário ou avançado. Esperei mais um tempinho para receber a indicação do nível alcançado e da respectiva sala de aula e lá fui eu para a aventura maltesa.
A sala de aula é uma curiosa mistura de nacionalidades e sotaques. Confesso que no primeiro dia pensei que não fosse aguentar o desafio de ouvir o inglês britânico da professora maltesa, que falava bem rápido, e o sotaque dos colegas. Dei um desconto pelo jet-leg, respirei fundo e saí de lá achando que entendi 80% do que foi dito naquela manhã. Talvez menos. Nunca saberei.
Durante as quatro semanas que lá estive, convivi com um japonês, uma turca e uma brasileira. Em quinzenas alternadas, tivemos uma finlandesa, uma colombiana, uma suíça, uma alemã, uma russa e um líbio. Realmente uma “salada” variada.
A metodologia do curso inclui um livro didático no seu respectivo nível (incluído no preço), no qual há Gramática, exercícios de leitura e escrita e textos a serem “ouvidos” junto com o CD anexo ao livro. Assim, treinamos a conversação, a leitura, a audição e um pouco de escrita.
Conclusão: quatro semanas já te ajudam a melhorar o inglês falado, afinal de contas, você tem que se comunicar fora da escola também, em restaurantes, lojas, transportes, pontos turísticos e assim por diante. Mas se você quiser se aprofundar no idioma, melhorando Gramática e escrita, um mês é pouco.
Hospedei-me em quarto single no hotel Days Inn a cinco minutos da escola. Há uma cozinha comunitária com geladeira, fogão e micro-ondas. Nesse hotel há opção de quarto “studio” com geladeira e micro-ondas, mas é um pouco mais caro. Também há opção de quarto compartilhado, mas eu não quis arriscar considerando a faixa etária que, como eu supunha, é de 90% de jovens com 20 e poucos anos. Alguns colegas de turma ficaram em casa de família (opção mais barata porque inclui café da manhã e jantar) e a maioria aprovou a estada (e a comida), mas essa opção geralmente fica longe das escolas e requer ônibus.
Fiquei em Malta de 10 de junho a 7 de julho de 2018 e constatei a elevação da temperatura e o aumento de público na escola semana a semana. A última semana (primeira de julho) estava muito mais calor e a escola lotou por causa das férias escolares.
Optei pela cidade Sliema porque é onde fica um dos portos e, segundo as fotos que pesquisei, de lá se vê a capital Valetta (foto). Chegando lá não me arrependi, pois, do lado do porto, a vista é linda. E, do outro lado, há um promenade agradável para caminhar ao longo da costa com opção de clubes nas “praias de pedra”.

Valetta, capital de Malta.

Eu fui por intermédio da agência DW BRASIL -  Cursos no Exterior - Viagens e Turismo de São Paulo. A agência providenciou a matricula na escola, a hospedagem no hotel e o voo.

*Aqui no Brasil estamos acostumados a estudar em escolas americanas de inglês. Então, o sotaque britânico é mais difícil para nós. Os britânicos permaneceram em Malta de 1800 a 1964.

===============================================

As I told in a previous text, I spent 4 weeks studying English at the Institute of English Language Studies (IELS) in the city of Sliema. The experience of studying in another country in a school that brings together students from various parts of the world was very good.

It works like this in the IELS: every Monday there is the reception of new students and the leveling tests. They present the school, talk about the student's wallet, the walks, etc. Then they ask us to take a multiple choice test which encompasses vocabulary and textual comprehension, plus a small essay. Whoever finishes the test, goes to the interview with a teacher. This teacher evaluates the test, the writing and the conversation. He or she indicates the level you will study - basic, intermediate or advanced. I waited a while longer to receive the indication of the level reached and the respective classroom and then I went to the Maltese adventure.

The classroom is a curious mix of nationalities and accents. I confess that on the first day I thought I wouldn’t stand the challenge of listening to the British accent of the Maltese teacher* (she spoked very fast) and the accents of my classmates. I blamed the jet-leg, took a deep breath, and got out of there thinking that I understood 80% of what was said that morning. Maybe less. I'll never know.

During the four weeks I was there, I interacted with Japanese, one Turkish, and one Brazilian. In alternating fortnights, we had a Finnish, a Colombian, a Swiss, a German, a Russian, and a Libyan. Really a varied "salad".

The course methodology includes a textbook at the respective student level (included in the price), in which there is Grammar, reading and writing exercises and texts to be "listened to" with the CD attached to the book. So we train conversation, reading, listening and writing.

Conclusion: Four weeks already help you improve spoken English, after all, you have to communicate outside of school too, in restaurants, shops, transports, sights, and so on. But if you want to dig deeper into the language and improve grammar and writing, a month is a short time.

I stayed in a single room at the Days Inn hotel, five minutes from the school. There is a communal kitchen with refrigerator, stove and microwave. In this hotel there is the option of studio room with refrigerator and microwave, but it is a bit more expensive. There is also a shared room option, but I didn't want to risk - considering the age group that, as I presumed, is 90% of young people in their 20s. Some classmates stayed in a host family (cheaper option because it includes breakfast and dinner) and most approved the stay (and food), but this option is usually away from schools and requires buses.

I stayed in Malta from June 10 to July 7, 2018 and noticed the temperature rise and the increase of the public in the school week by week. The last week (July 1st) was much warmer and the school was packed because of school holidays.

I chosed the city Sliema because it is where one of the harbors is located and according to the photos I researched, from there you can see the capital Valetta. Arriving there I didn’t regret, because, on the harbor side, the view is beautiful. And, on the other side, there is a nice promenade to walk along the coast with option of clubs on the "stone beaches".

*Here in Brazil we are used to study at American schools of English. So, the British accent is more difficult for us. The Britishs remained in Malta from 1800 to 1964.







Comentários