Arredores de Lisboa – abril de 2017

Em um dia, cinco lugares: Nazaré, Batalha, Ourém, Tomar e Almourol. No outro, dois lugares: Évora e Monsaraz. Ficou cansado/a só de pensar? Fique não, pois, boas surpresas não cansam turistas ávidos por novidades. Além do mais as distâncias não são demasiado longas e as estradas são boas. Contratamos o Nuno Moura*, um motorista/guia muito bacana, que nos conduziu com muita informação, segurança e simpatia. O combinado é um valor fixo por grupo durante todo o dia e ele fica o tempo que você quiser em cada lugar. Recomendo! Ah, ele oferece água e wi-fi, mas o valor da entrada de cada atração é pago pelo cliente.

Vamos ao que interessa, as dicas! Nessas cinco cidades do “Dia 1” focamos em visitar a principal atração de cada lugar, sem andar muito pela cidade, pois não daria tempo de percorrer todo o roteiro proposto.

Nazaré – cidade com a praia das ondas gigantes que ficou famosa por ser onde a Maya Gabeira** se machucou feio e quase morreu afogada! A cidade é pequena e charmosa, e o ponto de observação das ondas é o Forte de São Miguel Arcanjo, que abriga um pequeno museu. Felizmente não vi a onda gigante, pois iria morrer de medo da cuja. Tá visto! Acho que não preciso voltar com mais tempo...


Batalha – o ponto principal é o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (ou Mosteiro da Batalha), lindo e gótico, construído por Dom João I em agradecimento pela vitória de Aljubarrota contra os castelhanos em 1385. Ele é fantástico por fora e por dentro. Observe suas janelas em estilo manuelino, as Capelas Imperfeitas (ou inacabadas), o jardim, enfim, observe tudo! Sim, voltaria para ver essa bela construção novamente, mas não sei se a cidade também vale uma visita.


Ourém – só fomos ao castelo mesmo, datado do século XII. Não há muito que dizer além disso: o castelo em ruínas e a paisagem em volta são muito interessantes. Não percorremos a cidade e não tenho certeza se voltaria. Na foto, o pontinho vermelho sou eu e o pontilho azul é a mamãe.

 Tomar – preciso voltar e ficar alguns dias na cidade que foi a primeira cidade dos templários! Visitamos o Castelo de Tomar, erguido no século XII pela ordem dos Templários, e em seu interior vimos o Convento de Cristo, uma verdadeira joia arquitetônica que mistura os estilos gótico, manuelino e renascentista. O conjunto é Patrimônio Mundial da UNESCO e é incrivelmente lindo. Na cidade, almoçamos na Taverna Antiqua, a qual recria o ambiente medieval e oferece comida deliciosa. Tenho que voltar para andar pela cidade e ver seu centro histórico, o parque localizado junto ao Rio Nabão e os jardins da área florestada conhecida como Mata Nacional dos Sete Montes. Também não posso morrer sem conhecer o Museu dos Fósforos!




Castelo de Almourol – foi o gran finale desse dia fantástico! Paramos na estrada – não me pergunte qual nem em que cidade, clica aqui no link para ver as Wiki dicas – para pegar um singelo barquinho até as ruínas do castelo. Inacreditável! Não sei se voltaria, mas certamente recomendo a visita ao lugar.



Dia 2 – Évora – lugar muito bacana. Ano passado estive lá rapidamente após o almoço com degustação de vinhos e azeites na Herdade do Esporão. Maravilhoso! Nessa viagem que estou comentando agora, andei um pouco mais pela cidade. Entramos na Sé Catedral lindíssima e ainda me arrisquei a subir ao topo e ver a bela paisagem. Depois visitamos o Palácio Cadaval, hoje propriedade privada que abriga um museu, uma pousada e a Igreja dos Lóios, cuja capela é toda revestida de azulejos (foto). Uma beleza! Dali, almoço fantástico na Enoteca Cartuxa começando com vinho branco refrescante + queijo de ovelha + açorda. Almoço com bacalhau fresco. Sobremesa + vinho licoroso. Depois da experiência gastronômica, visita à igreja de São Francisco e de sua Capela dos Ossos para a experiência inusitada.


  
Monsaraz – agradável surpresa! Lugar medieval muito lindo e cheio de ladeiras. Vá com disposição! Para a mamãe não foi a melhor opção por conta do joelho. Voltaria com certeza para explorar mais essa cidade lindinha. Também há a opção de se hospedar em um barco no Lago Alqueva


  
Em 2011, fui a Portugal em uma excursão que percorreu Lisboa, Porto (a visita à adega do vinho local é imperdível), Fátima (vá se for religioso, pois o lugar gira em torno da Basílica), Óbidos (lugar muito fofo), Coimbra (visita à universidade), Braga (só fomos a Bom Jesus, o segundo santuário mais importante do país), Sintra (vale comer o travesseiro de amêndoas da Periquita e ir ao Palácio da Pena) e Cascais (só passando pela praia deu para ver que o lugar é bonito). Não escrevi no blog na época, mas recomendo todos! Para outras dicas de cidades portuguesas, veja o site: Férias em Portugal



*Peguei o contato dele no blog da Elaine: Tá legal. Sabores da vida. Vale a leitura sobre a viagem dela para Portugal. E, se quiser fazer esses e/ou outros passeios incríveis com o Nuno, anota o telemóvel com Zap: 00351919505937 (também conhecido como celular) e o e-mail: <nunomcemoura@gmail.com> 

**filha do deputado Fernando Gabeira



Comentários