Eufrásia perdeu 1 quilo...

Eufrásia*, a gorda que me habita, está com 99 quilos.

Estou em pânico porque ela emagrece e eu mudo meu status de magra para magrela!

Pessoas gordinhas, gorduchas, cheinhas, fofinhas e afins, em dieta ou não, por favor, não me xinguem, mas não posso emagrecer muito não. Na verdade, quando começamos a correr, tínhamos muito claro o objetivo de derrubar as taxas de colesterol e de triglicerídeos. Quem nos conhece, sabe que Eufrásia é que tem essas taxas altas, que ela me habita e que eu sempre fui e continuo sendo magra, apesar do hipotireoidismo (descoberto há uns 15 anos). Sim, é uma grande confusão e, por isso, escuto repetidas vezes: “Não, você tem hipertireoidismo. Por isso não engorda”. As pessoas querem saber mais que os médicos. Aff...

O fato é que, após alguns meses correndo apenas 20 minutos na esteira, em apenas dois dias da semana, emagrecemos! Parem de me xingar! Não é minha culpa se vocês correm o triplo de tempo e/ou passam o quíntuplo de dias malhando e não emagrecem. Eufrásia é a culpada pelas taxas altas, contudo é parceira e fez o esforço comigo. Estamos juntas na derrubada das taxas! Desçam, suas malvadas! E elas foram vencidas!

Essa batalha com as taxas me fez lembrar o tempo em que eu não conhecia Eufrásia e que comia bobagens gordurebas sem medo de ser feliz. Tudo era festa!

Nessa época, fui com um grupo de amigos para a Ilha Grande (RJ), onde alugamos uma casa. Nesse grupo estava Henrique, nosso saudoso gordinho favorito, com o qual, sem querer, travei uma competição de comida.

Henrique comia dois sanduiches no café da manhã e eu também.

Henrique comia uma coxinha na praia e eu também.

Henrique comia um PF** inteiro no almoço e eu também. 

Lanchinhos e jantar, idem, ibidem.

Ao final do feriado, ele estava um pouco mais gordinho e eu com o mesmo peso. Ele ficou meio puto ao passo que todos do grupo estavam às gargalhadas com a batalha que, juro, não travei. Semanas depois, ele chegou à praia radiante:

- Gi, descobri seu segredo!!!
- Que segredo, Henrique?!?! – perguntei desconfiada.
- Metabolismo!
- Hein??!!***
- Você come e não engorda por causa do seu metabolismo, que deve ser acelerado.
- Ah tá...- resmunguei sem saber que, anos mais tarde, Eufrásia viria me habitar e que esse seria um dos meus assuntos mais falados.
  
Há mais de vinte anos eu comia qualquer coisa e não engordava e hoje como grama, capim e grãos por causa das taxas e não engordo (óbvio, né?!). Sim, Henrique, o metabolismo é um mistério.


*Ela foi apresentada aqui em 5/7/16
**PF = prato feito
***Há mais de vinte anos, não se usava “Oi?!?!?” 

Comentários