A overdose de berinjela


Estive no restaurante Espeto Carioca, na Praça Mauá, aqui no Rio, para um almoço de aniversário e, mesmo sabendo que a especialidade são os espetos de carne e frango, pedi um de berinjela e outro de abobrinha. Não, não sou do contra, mas naquele dia estava no clima vegetariano. O garçom, muito solícito, explicou, ou melhor, avisou que os espetos de vegetais demoravam mais que os outros. “Tudo bem”, respondi.
Todos nós pedimos os acompanhamentos e as bebidas e ficamos apreciamos a linda vista. Sem fazer propaganda, o lugar é bem localizado mesmo, dá pra ver o mar, a praça e a ponte Rio-Niterói.
Passado um tempo, os pratos foram chegando junto com os espetos carnívoros. Alguns minutos depois o gerente veio falar comigo, pois viu que nada chegava para mim. Ele se desdobrou em gentilezas e confirmou que os vegetais demoravam mais etc. etc. etc. Por fim, sugeriu que eu comesse primeiro os acompanhamentos. Concordei e, assim, veio meu prato russo: roscovo! Para quem não riu da piada, o prato era arroz com ovo.
Ele continuou preocupado comigo e com a demora dos meus espetos, continuou se desculpando até que eu disse: “Não esquenta! Você já viu um vegetariano estressado?”. Ele riu do comentário e, ainda mais gentil, resolveu me dar de cortesia um espeto de palmito. A mesa inteira me sacaneou, enquanto eu comia o palmito do gerente... Muito espirituosos os meus amigos...
Abobrinha, que saudades!
Enfim, veio o primeiro espeto: de berinjela. Oba! Então, veio o segundo espeto: de berinjela. “Ops! Veio errado, era um de cada”, resmunguei. O garçom e o gerente quase se ajoelharam no chão para pedir desculpas. “Deixa pra lá, eu como as duas berinjelas. Sem problemas”, afirmei em tom conciliador. 

Meus amigos queriam que eu exigisse a troca, entretanto encerrei o assunto: “Ah, gente, o gerente foi tão simpático! Ele me deu o espeto de palmito de cortesia. Vou retribuir a  gentileza e aceitar os dois espetos iguais. E depois, se eu esperasse pela abobrinha, só sairia de noite daqui.”
Conclusões:
1 - “Gentileza gera gentileza” 
2 - Overdose de berinjela não causa efeitos colaterais
3 - Falar abobrinha é muito diferente de comer abobrinha

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dica ou sugestão. Leave your comment, tip or suggestion.