Paris - Agosto de 2010

Eu amei Paris!!!!!!!! Fui em pleno verão (ago/2010) e estava lo-ta-da!!!! Mas nada que tirasse o brilho do lugar... É bom que se diga que Paris respira história e cultura, dada a quantidade de museus e monumentos. Sim, há as grifes chiqueresésimas e, ah, claro, os cosméticos..... Um luxo....Então, vamos às dicas:
Metrô - é bom se familiarizar com o emaranhado de linhas antes e, para isso, entre no site da RATP (companhia que cuida dos transportes em Paris) para baixar o plano do Metrô e ver como funcionam as tarifas e já ir se localizando. Porém há bons guias em Português em livrarias que o trazem tb. Dá para ir a tudo de metrô e trem.
Ilê de La Cite – Andar por lá sem pressa.... É onde está a Cathedral de Notre Dame que aparece na foto. Aliás, onde está Gigi???? Não fiz a visita à Torre, que é paga, porque a fila era meeeeeeeeeeega mega. Ver tb a Ilê Saint Louis, que é ao lado. Também tem o Hotel de Ville, do outro lado do rio, que é a Prefeitura de Paris. À noite é lindo!!!!
Tour Eiffel é imperdível!! Esqueça o medo de altura e a fila.... Bom, o melhor é ir assim que abre: de 9 à meia-noite de Junho a Agosto. Pode-se comprar o ingresso pela internet. 
Mont Martre é com certeza um dos melhores lugares de Paris, im-per-dí-vel. Você tem que subir as escadas até o final, chegando à Basílica de Sacre Coeur, ou pode subir de funiculaire. Andando pelos arredores vc verá a Place de Tertre: uma pracinha muito simpática onde ficam os artistas plásticos, cantores etc., é cheia de quadros e casas de antiguidades. Lugar em que foi filmada a maior parte do filme "Amelie Poulain", fooofooo. Vale à pena comer um Croque Monsieur (é primo do misto-quente). Nessa parte de Paris fica o famoso Moulin Rouge, local que apresenta shows de Cancan e outros. Para chegar nessa região, a melhor estação de metrô é a La Pigalle ou Abesses (elas ficam perto do teatro e no início do percurso até a Sacre Coeur). 
Museus - Louvre e D´Orsay são imperdíveis. No entanto, como o Louvre é muito grande, é melhor vc listar antes o que quer ver, senão acaba perdendo o dia todo. O Museé D´Orsay é uma antiga estação de trem, linderésimo. O Museé L’Orangerie é onde estão as ninféias de Monet, uma coi-sa.... O Musée Rodin é muito bonito pra quem gosta de esculturas, elas são mara - maravilhosas.... Um museu pouco badalado, mas interessanterrérrimo é o Musée national du Moyen Age sobre a Idade Média, com armaduras, pinturas, jóias e outras curiosidades da época. Por fim, fui ao Musée de l'Ármée, ou Les Invalides, e à Eglise du Dôme, onde está o túmulo de Napoleão. Olhaí: História e cultura juntinhos novamente!!!! Há outros museus, mas não os visitei por falta de tempo, mas cito o Centre George Pompidou. O edifício fica na Place George Pompidou (no quartier Châtelet). É um museu de arte contemporânea que se destaca pela sua arquitetura. Para ver tantos museus economizando um bocado, vale a pena comprar o Paris Museum Pass, mas, sobre ele, prefiro indicar o texto do Ricardo Freire - aliás indico o todo o site dele, pois é muito bom e cheio de dicas quentíssimas sobre viagens.
Avenida Champs Elysées: essa parte de Paris é a mais turística, fica lotada, mas é igualmente um deleite... Numa ponta tem o Louvre e na outra o Arc deTriomphe, no topo do qual vc tem uma boa visão das ruas em torno dele, desenhando uma estrela. Quando eu fui, o elevador estava parado, mas cada degrau valeu!!! Se vc tiver tempo andar por essa avenida é muito agradável, tem uma Fnac enorme, uma Virgin, a Séphora, além de grifes chiques de doer...
Opéra National de Paris, Palais Garnier - fica na Place de l´Opera, tem uma estação de metrô bem em frente; é linda por fora e por dentro, vale muito a pena a visita guiada porque eles contam sobre o cotidiano da ópera e sobre a história do Fantasma da Ópera (que surgiu lá). No quartier (bairro em francês) da Opera não tem muita coisa, mas seu environ (como os parisienses dizem: “proximidade”) é muito simpático, as ruas são lindas.
Bem perto desse templo cultural, está um templo do consumo: Galeries Laffayette. Tudiboooom!!!! Maquiagens, muuuiiitas maquiagens!!!! Ah, é preciso comentar que aqueles cosméticos fantásticos que nos deixam com a pele de cinema (Avène, La Roche-Posay etc etc etc) são vendidos em farmácias e não em lojas de cosméticos, ok?!?!?
Um programa diferente e ainda não tão badalado: ver o pôr do sol de frente para a Tour Eiffel, vendo suas luzes (e as da cidade) se acendendo aos poucos...... Fantástico!!! Para isso, no verão, há de se esperar que ele se ponha por volta das 21:30h láááá no topo da Tour Montparnasse.  Fora que, apesar de a torre ser feinha e desprezada por muitos, ver quase toda Paris lá de cima é uma delícia!!!
Fora de Paris, está o Château de Versailles - o castelo é lindo e os jardins mais ainda. É um passeio típico. Dá pra ir de trem (veja em RER), saindo pela Gare Saint-Lazare e descendo na Gare Versailles/Rive Droite. Porém, como a viagem de ida demora uns 45min +/-, vc acaba perdendo quase o dia inteiro para visitar o castelo e depois voltar para Paris... Mas se tiver tempo é lindoooo.
Bom, Paris é apaixonante, seja por sua beleza escancarada na conservação dos prédios, desde os mais simples aos mais monumentais, seja pelo banho de cultura e de história, seja pela luxo, seja pelos croissants......

Comentários